Sobre o fórum de ajuda em português - Leia primeiro!

Olá e bem-vindo ao fórum de suporte da comunidade Ansible!

2 Likes

Cadê todo mundo?

Meu nome é Alexei (Alex funciona), sou brasileiro e vivo na Nova Zelândia faz 6+ anos.
Comecei com Ansible para automatizar a configuração de um dos computadores da casa. Alguns anos depois, todos os computadores mais o roteador wifi são configurados com Ansible, sou co-mantenedor da collection community.general, e membro do Ansible Steering Committee.
Minhas principais contribuições são módulos na collection, mas tenho sempre o maior prazer em ajudar.

2 Likes

Opa tudo bom, espero que sim…
Estou com uma dúvida em validar playbooks, para automatizar download via web passando pelo proxy. Sendo que copiando, direto do site Ansible o proxy ou o comando mesmo assim não consigo validar.
Alguém que passou pelo mesmo, e conseguimos conversar Grato pela atenção!

1 Like

Olá Jefferson, bem vindo! Não sei se entendi exatamente o problema. Primeiro você falou de validar o playbook => check mode? Mas depois deu a entender que queria validar o download? Tipo, checar o md5 ou sha1 do arquivo?

Boa tarde, então deixo dois anexos como exemplo. Um com proxy sem comentar imagino que seria assim para passar porxy na minha rede mas da erro. E outro quando comentar as linhas do proxy no arquivo, passa mas consta erro na rede. Não sei se conseguiste entender.
Agradeço atenção.

Para setar variáveis de ambiente, veja essa página da documentação:Setting the remote environment — Ansible Community Documentation

E justamente o primeiro exemplo deles é setando proxy :wink:

Update: copiando aqui para benefício de todos.

- hosts: all
  remote_user: root

tasks:

- name: Install cobbler
      ansible.builtin.package:
        name: cobbler
        state: present
      environment:
        http_proxy: http://proxy.example.com:8080

Oi @jeferson_nascimento, só checando se você conseguiu resolver o problema - não sei se era somente o proxy. Caso tenha mais dúvidas, fique à vontade para perguntar aqui.
Abcs, AZ

Bom dia tudo bom, espero que sim.
De momento seria referente ao proxy sim, qualquer problema dúvida acabo solicitando sim.
Um forte abraço.

1 Like